domingo, 19 de setembro de 2010

Adolescentes e as Eleições- Por João César Mousinho de Queiroz

Morei aí no nosso Cratim, em alguns bairros. Mas antes de se mudarmos para o Pimenta, passei os melhores dias da minha vida na Vila Silvestre, entre tias, primos, e amigos e colegas do Diocesano.

A Vila precisamente era uma território quadrado a que começava na casa de Carlim de Elizeo lá do Araripe e termina na casa de D. Lilô. Do outro lado ia da bodega de Sandro e Lelê até o campim de futebol da vila passando pelas casas das minhas tias Doninha e Graciela.

Mas era em frente á casa da minha tia Conceição e Antônio Laércio que era o nosso ponty desse lado da Vila, ali acontecia de tudo: Jogo de peteca, jogo de bola, bandeiras, e organização das festas e quem ia ganhar as eleições: Seu Pedro Felício ou Dr. Humberto Macário de Brito. Na bodega de Sandro e Lelê, com as cervejas geladas comemorávamos as vitórias do time da Vila em cima do time da Rua dos Cariris, as vitórias do Bota-Fogo Fogão time do coração dos donos da bodega. Além das risadas e observações das brigas de Pituxa e dos gols perdidos pelo meu irmão Francisco.

Quando tinha sua idade, só votávamos em prefeitos aí no Cratim. È amiguinho. Eu sei pai, sua mãe, seus avós e todos da sua família e amigos da sua família, viviam em plena ditadura. As únicas noticiam que o Vicelmo nunca nos informou foram: Foi eleito pelo voto do povo do Ceará governador fulano de tal, e para presidente sicrano.

Então amigão, aproveite que estamos a poucos dias das eleições, converse com seus pais, professores e claro leia a plataforma do partido que do seu candito (a) e toda sua trajetória politica, pode parece besteira que eu estou escrevendo aqui para você, mas na sua idade o único lugar que discutíamos politica aí no Crato sem sermos incomodados ou taxados de comunistas era na beira do canal, longe do poste de luz meio no escuro e falando baixo. Por exemplo, eu não poderia falar sobre politica no recreio no pátio do Diocesano, você tem ideia do que era isso. Era uma situação para minha cabeça meio maluca, pois tínhamos aulas de Moral e Cívica e OSPB- Organização social Politica Brasileira, mas as perguntas que fazia para meus professores ou para meu pai Veio Mozin que não estavam dentro dos livros, tinha uma resposta politicamente correta e que não me acrescentava absolutamente nada, embora filhote da Ditadura eu e minha geração não éramos alienados politicamente. E sabe como aprendemos o que era politica na verdade e o quanto ela nos afetava, indo nos comícios dos candidatos a prefeitos do Crato. Era muito bom subir naquele caminhão veio e ir para os comícios na Vila alta, Alto do Seminário, Batateiras, São Francisco e em todos os distritos, o da Ponta da Serra era imperdível. Além da festa que era. Sempre ficava assunto para beira do canal. Por exemplo, por que o candito A para mesma cidade tem um plano de governo totalmente diferente do candito B, e qual era o melhor para nós jovens.

Votar com 16 anos para presidente, bem votei sim, mas para eleger o presidente da União dos Estudantes do Crato. Que precisamente foi eleito um rapaz que agora me fugiu o nome, sei que mora casa do Coronel Osmar então delegado do Crato. Isso pra você ter uma prova viva das diferenças das nossas gerações.

Eleições e Adolescentes. Adolescentes e Eleições, já na minha época nos anos 70, durante o governo Médici, já dava jogo, combinava, imaginem hoje.

Mano, aproveite essa reta final e prepare-se para um Voto Consciente. Hoje estão querendo devagarinho impor uma ditadura entre dois partidos um popular de base e outro mais elitizado, olhe de lado. Vote, vote nos políticos que já realizaram pelo nosso Estado e podem tornar mais digno o nosso Ceará, vote por um pais que a maioria de sua geração venha ter mais oportunidade em todos os setores, vote por você, por sua família e a que você certamente irá gerar. Vote.

ArtigoXXIII- São Paulo,18/09/10 -Filho de D. Nair e Seu Mozin.Fontes:Pessoais-E-mails-www.sosdrogasealcool.org-Comunidade:www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?




Nenhum comentário: