sábado, 13 de dezembro de 2014

PESQUISA SOBRE A FAMÍLIA BRITO DO CARIRI


Olá amigos da família Brito da região do Cariri, há dez anos venho tendo acesso aos livros da Matriz do Crato (Batismos, Casamentos e óbitos)sob a guarda do  DHDPG - Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes referentes ao período de 1850 a 1950  e também nos Inventários da Freguesia de Crato no CEDOC – Centro de Documentações do Cariri – URCA –CRATO.
Conclui a primeira etapa ada pesquisa que foi a coleta de dados em manuscrito, e agora estou na segunda fase , que é a digitação e a montagem das famílias.
Decidi iniciar esse trabalho com a família Brito e os seus vários ramos, dentre eles os
Alves de Brito / Lima; Alves de Brito;  Belmiro Brito; Bezerra de Brito;  Brito Bacurau;
Brito Correia; Brito Firmeza; Brito Silva; Caetano de  Brito  /Lima; Carvalho de Brito;
Feitosa Brito;  Felismino de Brito;  Fialho de Brito; Fialho der Brito; Figueiredo de Brito;
Freire de Brito; Gonçalves de Brito; Januário de Brito; Jucá de Brito; Liberalino de Brito;
Lobo de Brito; Lopes de Brito; Macário de Brito; Morais de Brito; Moreira de Brito;
Norões Brito; Oliveira /Abagaro/Honor de Brito;  Penha de Carvalho Brito; Pereira Brito;
Quaresma de Brito; Silva Brito; Sousa Brito/Lima; Valdevino de Brito; Vieira de Brito;
Vilar de Brito.
De acordo com relato dos mais velhos dessa família, três irmãos Brito chegando nesta região, talvez em final do século XVIII e início do XIX,  uma decidiu se fixar na região hoje compreendida por Palmeirinha dos Brito, outro na Malhada e o terceiro no Sítio São Bento.
Hoje já sabemos quem foram os ancestrais desses três irmãos ( pais e avós) e a revista A Província trará em sua próxima edição que foram eles.
Agora Irei  trabalhar os descendentes dos três irmãos Brito, conto com sua colaboração, e partindo de você diga quem são seus pais, avós e bisavós para que eu possa fazer o cruzamento dos dados.



28 comentários:

Edglay disse...

Olá Prefessor Antonio, que maravilha ter descoberto mais pessoas interessadas em genealogia. Estou fazendo do meu avô e andei umas quatro gerações de sua mãe Julia Rosa de Lima, que pertence a família Libório de Assaré e Baixio dos Facundes, seu esposo chama-se até onde seu Joaquim Paulo Evangelista e ouvi que é filho ou descendente dos Britos aqui de Crato, meu avô se chamava José de Souza Brito, meu avô faleceu em Potengi, seu Pai no Baixio do Facundo. Se souber qualquer informação a respeito e puder compartilhar comigo agradeço. Vamos m frente esse é um trabalho sagrado. Boa Sorte e estou a disposição. Moro aqui em Crato.

Unknown disse...

Boa noite. Gostaria de saber mais sobre minha família minha descendência que é Brito Bacurau.
Sou neta de Artemisia Brito Bacurau.

tisapink-@hotmail,com

Val Brito disse...

Boa noite, sou neta de Honório Alves de Brito, filho de José Alexandre de Brito e Hortência Fagundes do Amaral. José Alexandre de Brito era filho de Maria Luisa Conceição, consta apenas o nome da mãe no registro do casamento dele. José Alexandre e Hortência Fagundes do Amaral se casaram em Município de Bom Jardim/RJ. Não tenho contato com nenhum parente por parte de meu avô Honório. Meu avô Honório nasceu em 1.904.

Unknown disse...

Olá,somos Leandro Crispim de Brito e Leonardo Crispim de Brito Natural de Alagoinha do Piauí,somos a 7°geração de Pedro Francisco de Brito (PEDRO VELHO) FILHO DE FRANCISCO BRITO OU FRANCISCO BRITO DE NOUGUEIRA, que veio da região de ICÓ CEARÁ, gostaria de saber se somos da mesma parentela? Mesmo
que distante....
Por favor nos envie noticias, leandrosvpi@hotmail.com
Ou Whatsapp 89994022379 Leandro Brito ou (8994052694 somente WhatsApp).

Unknown disse...

Olá,somos Leandro Crispim de Brito e Leonardo Crispim de Brito Natural de Alagoinha do Piauí, origim de Areia Branca, somos a 7°geração de Pedro Francisco de Brito (PEDRO VELHO) FILHO DE FRANCISCO BRITO OU tambem conhecido como FRANCISCO BRITO DE NOUGUEIRA, que veio da região de ICÓ CEARÁ, gostaria de saber se somos da mesma parentela? Mesmo
que distante....
Por favor nos envie noticias, leandrosvpi@hotmail.com
Ou Whatsapp 89994022379 Leandro Brito ou (8994052694 somente WhatsApp).

Unknown disse...

Olá não carrego o sobrenome Brito mas minha vó materna e vila de Brito, e sempre quis saber mas sobre a história da família dela, mas memória dela já não é tão boa.

Edbrito disse...

Olá , sou Edivaldo de Brito , filho de Izidro Vieira de Brito , avó João Luiz de Brito filho , pai e avó da região cariri , crato , obrigado , abraço

Maria de Fátima Silva Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria de Fátima Silva Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria de Fátima Silva Brito disse...

Meu nome é Maria de Fátima Silva Brito, meus pais Pedro de Oliveira Brito minha mãe Antônia Idelzuite da Silva Brito, meus avós Valdevino de Oliveira Castro e Maria Eufrosina de Castro, minha bisavós José Pereira Passos e Maria Eufrosina Americano de Brito,meus tataravós; Eufrásia Feitosa de Brito casada com Antônio Americano de Brito, tabelião no Crato e herói da guerra do Paraguai. Minha bisavó nasceu no Crato em 1889 e viveu na pequena cidade de Barra Verde-Ceará, e faleceu na mesma cidade em 1985 com a idade de 96. Meus pais, meus irmãos e eu moramos em São Paulo desde de 1983.

Unknown disse...

Sou Cláudio Henrique Brito. Meu tataravô chamava-se Antônio Americano de Brito.

Alyne Duarte disse...

Olá. Estou pesquisando sobre a família do meu esposo. O bisavô dele se chamava Belarmino Fialho de Brito, casado com Maria Pinheiro Duarte. Possivelmente nascido em Icó ou Crato por volta de 1860. Obrigada. Abraços

Unknown disse...

Oi sou da família Brito do Cariri paraibano,eu e meu sobrinho conseguimos levantar nossa árvore genealógica..

Edglay disse...

Passado mais um tempo descobri que na verdade era essa Júlia Rosa. Minha tetravó que era dos Brito, ouvi que seu nome era Julia Rosa Brito e o sobrenome mudou após o casamento

Liliane disse...

Gostaria de saber mais da família de João José de brito silva, da fazenda olho d'água. Que foi da Paraíba para o Ceará. Ele é meu bisavó.

fortunaemgoldex disse...

Onde fica , ou ficava essa fazenda na Paraíba?

fortunaemgoldex disse...

De que lugar do Cariri paraibano?

Carlos Mendonça de Carvalho. disse...

Boa noite!
Pesquisando a muito tempo sobre minha origem, descobri que minta tetravô era da família Brito!
(Rosa Maria de Brito) Ninguém da família me parece ter esse nome, e somente do cônjuge perpetuou(Antonio Leite Teixeira) Tudo indica serem da região entre Paraíba e Ceará. Lavras da Mangabeira, Aurora, Acopiara...Crato. Sou de São Paulo e tenho muita curiosidade de desvendar minha origem!

Claudio disse...

Boa noite

Claudio disse...

Sou tataraneto de Antônio Americano de Brito, gostaria de saber o grau de arentesci com os demais membros dessa família.

Carlos Mendonça de Carvalho. disse...

Sou de São Paulo, e tenho curiosidade sobre minha origem. Descobri recentemente, que minha pentavô por parte de minha mãe, chamava se Rosa Maria de Brito...seu marido era Antônio Teixeira Leite. (1792 a 1888). Existe a possibilidade de ela ter outro nome. Rosa Maria do Rosário.

Ednafaquino@hotmail.com disse...

Oi, sou tetraneta de Rosa Maria de Brito e Antonio Leite Teixeira, ou seja, somos parentes

Ednafaquino@hotmail.com disse...

Sou tataraneta de Rosa Maria de Brito, casada com Antônio Leite Teixeira, até onde sei meio pai nasceu em Aurora/ CE veio com ums 10 anos pra regiao de Presidente Prudente e

Denili disse...

Ele também é meu bisavô

Danilo Leite disse...

Sou descendente de Antônio leite Teixeira e Rosa Maria de brito

Ednafaquino@hotmail.com disse...

Eu tbem sou descendente dos 2 que vc citou, são meus tataravos

Ednafaquino@hotmail.com disse...

Tbem sou descendente dos 2, vc tem o nome dos tetravos?

Carlos Mendonça de Carvalho. disse...

Muito legal essas pesquisa. Parei por aí! Rsrs Gostaria de seguir em frente e descobrir os pais da Rosa Maria e do Antônio Leite. Vi recentemente uma mulher com sobrenome Brito, que nasceu aqui em São Paulo Jundiaí/ Santana de Parnaíba,e que faleceu em Barbalha 1765 se não me engano... movimento de Bandeirantes provavelmente!